quarta-feira, 5 de março de 2014

Fixação - Capítulo 68


Cena 1/ Cais/ Interno/ Dia
SOLANO: Vamos embora.
LUANA: Acalme-se. Eu ainda consigo ver o saco preto onde a Isadora está. Só sairemos daqui quando eu perder esse saco de vista.
SOLANO: Luana, nós não podemos nos arriscar. E se alguém aparecer e nos ver?
LUANA: Impossível, Solano. Esse cais está abandonado desde a morte do Lucrécio. Ninguém mais vem para cá. Ninguém mais trabalha aqui.
SOLANO: Eu tenho medo de dar algo errado, de que sejamos descobertos.
LUANA: Isso não vai acontecer. Nós apagamos todos os riscos. O carro da Isadora foi desmanchado e você tirou todas as coisas dela do quarto onde ela estava hospedada. Caso alguém decida invadir o quarto, não vai encontrar nada da Isadora, vai achar que ela voltou para São Paulo.
SOLANO: Tomara.
LUANA: Está tudo sob controle, Solano. A Isadora não vai mais nos atormentar.
(Minutos em silêncio. O saco, onde Isadora está presa, desaparece da vista de Luana)
LUANA: Pronto. Agora, nós podemos ir.
(Luana e Solano entram no carro, que parte)

Cena 2/ Pousada/ Corredor/ Interno/ Dia
TIAGO: Eu não sabia que seu quarto ficava ao lado do quarto da Isadora.
ALEXANDRE: Desculpe em te desapontar. Comprou esse buquê para Isadora?
TIAGO: Sim.
ALEXANDRE: Pois terá que entregá-lo em outro momento. A Isadora não está. Ela saiu hoje cedo. Estranho ainda não ter chegado.
TIAGO: E você sabe para onde?
ALEXANDRE: Não.
TIAGO: Eu queria me entender com ela.
ALEXANDRE: Eu não estou interessado nisso, Tiago. E antes que você venha dizer alguma besteira, eu não fico fazendo a cabeça da Isadora contra você.
TIAGO: Eu sei que não
ALEXANDRE: Pode deixar que, quando a Isadora chegar, eu aviso a ela que você esteve aqui.
TIAGO: Certo.
ALEXANDRE: Tiago, antes de você ir, eu quero te dizer uma coisa. Eu gostei de ter essa conversa com você. É a primeira em que não discutimos.
TIAGO: Apesar dessa cordialidade, saiba que eu ainda não sou capaz de te perdoar, Alexandre. Você teve um caso com a Amanda e isso me doeu muito.
(Tiago sai. Alexandre entra)

Cena 3/ Paisagens de Dourados/ Noite
(Toca Be Like That – 3 Doors Down)

Cena 4/ Hospital/ Quarto de Caio/ Interno/ Noite
(Marta entra e se depara com Ludmila próxima a cama de Caio, que olha para ela)
MARTA: O que você está fazendo aqui, vadia?
LUDMILA: Está falando comigo?
MARTA: Tem outra vadia nesse quarto?
LUDMILA: Eu pensei que você poderia estar falando consigo mesma, dona Marta.
(Marta pega no braço de Ludmila.)
MARTA: Eu te avisei para não entrar no quarto do Caio.
CAIO: Marta, não precisa ficar zangada. Nós não estávamos fazendo nada de mais.
MARTA: Porque eu cheguei a tempo. Fora daqui, sua cadela.
LUDMILA: Larga o meu braço.
MARTA: Largo sim, mas apenas quando você estiver fora desse quarto.
(Marta, segurando o braço de Ludmila, a leva até o corredor e larga o braço dela. Marta fecha a porta)
CAIO: Precisava desse papelão?
MARTA: Cala a boca.

Cena 5/ Mansão Amorim/ Sala de estar/ Interno/ Noite
(Vitor entra. Mirna aparece)
MIRNA: Vitor.
VITOR: Mirna. Parece que hoje você resolveu pegar no meu pé.
MIRNA: Tenho duas coisas para te dizer.
VITOR: Diga.
MIRNA: A assistente social responsável pelo caso de guarda do Marquinhos apareceu aqui, querendo analisar a casa.
VITOR: Você está falando sério?
MIRNA: Claro. Eu tenho motivos para mentir?
VITOR: Droga. Eu me preparei tanto para receber essa assistente. Será que ela foi recebida pela Luiza e pelo Felipe na mansão Bertolin?
MIRNA: Isso eu não sei.
VITOR: E qual é a outra coisa que você tem a me dizer?
MIRNA: Sua mãe quer falar com você. Ela está no quarto dela.
(Vitor sobe a escada)

Cena 6/ Mansão Bertolin/ Sala de estar/ Interno/ Noite
(Luiza e Felipe descem a escada. Francisca passa pelo local e é abordada pelo casal)
LUIZA: Francisca.
FRANCISCA: Sim, dona Luiza?
LUIZA: Eu e o Felipe iremos sair. Será que dá para você ficar cuidando do Marquinhos enquanto nós estivermos fora?
FRANCISCA: Claro. Com prazer.
FELIPE: Obrigado.
(Felipe e Luiza saem. Francisca sobe a escada)

Cena 7/ Mansão Bertolin/ Quarto de Tiago/ Interno/ Noite
(Tiago está deitado. Seu telefone, que está em cima do criado mudo, toca e ele atende)
TIAGO: Alô.
ALEXANDRE (do outro lado da linha): Tiago? Sou eu, Alexandre.
TIAGO: Alexandre, não é porque a gente se falou cordialmente hoje naquele corredor, que isso te dá o direito de ficar me ligando.
ALEXANDRE: Eu só quero falar sobre a Isadora. Ela inda não chegou e eu estou começando a ficar preocupado.
TIAGO: Nossa. Eu estou indo para aí.
(Tiago põe o celular no bolso, pega a carteira e a chave do carro, que estão em cima do criado mudo, e sai)

Cena 8/ Mansão Bertolin/ Quarto de Luiza e Felipe/ Interno/ Noite
(Francisca entra e vê Marquinhos, deitado no berço)
FRANCISCA: Marquinhos, boa noite. Tudo bem com você? Ah, eu esqueci que você ainda não fala.
(Francisca dá um sorrisinho)
FRANCISCA: Marquinhos, eu acho que vou precisar da sua ajuda.
(Francisca pega a microcâmera do seu bolso)
FRANCISCA: Em que lugar desse quarto eu devo instalar essa microcâmera? O que você acha dessa parede preta?
(Pausa)
FRANCISCA: Eu também acho ótima. Por ela ser preta, a parede pode camuflar a microcâmera. Sem falar que ela dá bem de frente para a cama dos seus pais.
(Francisca apóia a microcâmera em uma das estantes postas na parede)
FRANCISCA: Não conta nada para seus pais, viu?
(Francisca senta-se na cama e olha fixamente para a microcâmera)

Cena 9/ Pousada/ Corredor/ Interno/ Noite
(Alexandre já está no local. Tiago entra)
TIAGO: Nenhum sinal da Isadora?
ALEXANDRE: Nada. Eu estou muito preocupado, Tiago. Estou com um pressentimento ruim.
TIAGO: Eu vou arrombar a porta do quarto dela.
ALEXANDRE: Você está louco?
TIAGO: É a única alternativa.
(Tiago arromba a porta do quarto onde Isadora está hospedada. Ele e Alexandre entram no quarto)
ALEXANDRE: Onde estão os objetos de decoração da Isadora?
(Tiago abre o guarda roupa)
TIAGO: Alexandre, venha ver aqui.
(Alexandre se aproxima de Tiago e percebe que não há nada no guarda roupa)
ALEXANDRE: Onde estão as roupas da Isadora?
TIAGO: Será que a Isadora voltou para São Paulo?
ALEXANDRE: Sem se despedir? Acho que não. Ela teria me avisado que ia embora, como na última vez. Eu e a Isadora se tornamos grandes amigos. Ela foi a única que acreditou na minha inocência e lutou para prová-la.
TIAGO: Bom, qualquer informação que você obtenha, você poderia me repassar?
ALEXANDRE: Claro. Peço o mesmo.


Cena 10/ Mansão Bertolin/ Quarto de hóspedes/ Interno/ Noite
(Lara deitada. Alguém bate na porta. Lara levanta-se e atende)
LARA: Celso. Entra.
(Celso entra e Lara fecha a porta)
CELSO: Espero não estar incomodando.
LARA: Claro que não.
CELSO: Tudo bem com você?
LARA: Mais ou menos. Estou tentando me acostumar com esse teste e com a dúvida de que o seu Caio possa não ser o meu pai.
CELSO: Lara, será que você poderia responder uma pergunta com sinceridade?
LARA: Claro.
CELSO: O que você espera desse teste de DNA? Que resultado você quer que esse exame dê? Negativo ou positivo?
LARA: Eu não sei, Celso. Se der positivo, eu ficarei feliz, pelo fato de ter a certeza que eu encontrei o meu pai. Mas se der negativo, eu ficarei feliz também, já que será provado que não somos irmãos e, com isso, poderemos continuar nosso relacionamento de onde paramos.
CELSO: Relacionamento?
LARA: Eu ainda te amo, Celso.
CELSO: Eu também, Lara. Eu te amo muito.
(O casal se entreolha)

Cena 11/ Mansão Amorim/ Quarto de Vera/ Interno/ Noite
(Vitor e Vera sentados frente a frente)
VERA: Filho, antes de te dizer o que eu devo dizer, eu quero que você saiba que você é a pessoa mais importante da minha vida.
VITOR: Não é o Solano?
VERA: Não. É você, que nasceu dentro de mim, que eu eduquei e que eu amo incondicionalmente. Eu só espero que você não vire as costas para mim quando eu contar para você o que está acontecendo comigo.
VITOR: Estou ficando preocupado, mãe. Fala logo.
VERA: Vitor, eu estou com um problema de saúde.
VITOR: Outra crise de depressão?
VERA: Não. Dessa vez, o problema não é psicológico, e sim físico.
VITOR: O que a senhora tem, mãe?
VERA: Eu estou com câncer.
VITOR: Câncer?
VERA: Isso. Câncer na mama.
(Solano entra)
SOLANO: Como é que é? Você está com câncer, Vera? Quando você pretendia me contar essa novidade?
VERA: Eu estava esperando você chegar.
SOLANO: Eu não acredito nisso.  Não acredito que você se tornou uma cancerígena, Vera.
VITOR: Não fala dessa maneira com ela, Solano.
SOLANO: Eu falo do jeito que eu quiser com essa velha doente.
VERA: Velha doente?
(Vera encara Solano)

Cena 12/ Mansão Bertolin/ Quarto de Tiago/ Interno/ Noite
(Tiago entra e se depara com Luana, sentada em sua cama)
LUANA: Posso saber onde você estava?
TIAGO: Eu não te devo satisfações, Luana.
LUANA: Deve sim. Enquanto estivermos casados e esse divórcio não sair, eu tenho o direito de saber onde meu marido estava.
TIAGO: Então, me responda primeiro onde você estava.
LUANA: Fui à mansão da Vera.
TIAGO: Não sabia que vocês eram amigas.
LUANA: Nós nos aproximamos recentemente, pelo fato de ela estar namorando meu primo Solano. E você?
TIAGO: Você quer saber mesmo, Luana?
LUANA: Se eu não quisesse, não estaria perguntando.
TIAGO: Certo. Eu fui até a pousada para ver a Isadora, mas ela não estava. Nada dela estava.
LUANA: Como assim?
TIAGO: A Isadora sumiu. Eu entrei no quarto dela e não tinha nada dela no quarto.
LUANA: Será que ela voltou para São Paulo?
TIAGO: Não. Ela teria se despedido como na última vez.
LUANA: Ah, me poupe, Tiago. Desde quando a Isadora tem a obrigação de se despedir de você quando ela for sair? A verdade é que a Isadora saiu dessa cidade porque ela não queria mais lutar pelo seu amor.
TIAGO: Não é verdade.
LUANA: É verdade, sim. Ela nunca teve confiança no relacionamento de vocês, nunca enxergou o seu amor como algo sério. Se ela tivesse esse comportamento, ela teria ficado para esperar o nosso divórcio sair e viver um romance com você. A verdade é que eu sempre estive certa, quando eu disse que vocês dois não tinham futuro juntos.
TIAGO: CALA A BOCA!
LUANA: Só quis ser franca.
TIAGO: Se a Isadora realmente voltou para São Paulo, como você está dizendo, isso é culpa sua.
LUANA: Minha?
TIAGO: Sim. Você infernizou a Isadora desde o primeiro dia que ela chegou em Dourados.
(Tiago pega no braço de Luana)
TIAGO: Se você foi a responsável por tirar a Isadora daqui, você será a responsável por trazê-la de volta para a minha vida, Luana.
LUANA: O quê?
TIAGO: Ou você traz a Isadora de volta ou eu acabo com você.
(Tiago encara Luana)

Cena 13/ Cais/ interno/ Noite
(A CAM passa lentamente pelo piso do cais. De longe, é possível notar uma pessoa deitada no chão. A CAM se aproxima da pessoa gradualmente, e para quando é possível ver o rosto da individua. É Isadora, com a respiração ofegante e os olhos bem abertos)
(Congela em Isadora. Toca Falling Down – Oasis)

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