sábado, 14 de março de 2015

Império Final

Império final


                Fugindo daquele velho contexto do conto de fadas em que o vilão termina no fundo do poço e o casal de protagonistas termina feliz e se beijando, Império teve um final nada mais nada menos que JUSTO!
                Sim, justo. A troco de que o abominável homem de preto merecia um final feliz? Quem acompanha meu twitter deve ter percebido que eu mudei de opinião em relação ao final do Zé Alfredo quando escrevi esse texto
                Malfred assumido fiz campanha, subi tag, briguei, votei em enquete, fiz o diabo a quatro, até me dar conta de que o Comendador não merecia ser feliz... O homem conhece a cunhada, da em cima dela, trai o irmão sem se importar com os sentimentos dele. Casa com a Marta, fica rico, conhece uma ninfeta, trai a esposa, coloca a amante dentro da mesma casa que a esposa, rouba a própria empresa, trafica diamantes, enfim... Ele nunca foi mocinho, logo, não merecia um final feliz!
                Agora sim vamos ao final.
                Cenas fortes, atuações maravilhosas... José Alfredo prestes a atirar no filho e desistindo na hora H. Mostrando a força do amor de um pai, que por mais errado e cretino que o filho tenha sido durante a vida (novela) inteira ele não foi capaz de apertar o gatilho... A seqüência do Pedro atirando nele e aparentemente se arrependendo no momento seguinte, me passando a impressão de que na verdade ele não queria matar o pai, apenas mostrar que tinha coragem, que era capaz de vencer aquele que ele sempre quis ser. O que falar da atuação da Leandra? Senhor eu me arrepiei dos pés a cabeça. Foi maravilhosa durante a novela inteira, mas se consagrou (não que já não fosse) quando impediu o Zé Pedro de tirar a própria vida...
                Marta... Aquela que seria a vilã e acabou sendo a mocinha sofredora. Aqui entrava a minha duvida sobre o Zé morrer e ter um final justo ou Marta ter um final feliz ao lado dele... Por que se isso acontecesse seria só por ela. Talvez as pessoas gostassem mais (os anti-alfredisis pelo menos). Senti falta de mais cenas dela nesse final, já que ela foi o grande destaque da novela. Antes de começar a escrever eu estava pronto para dizer que queria um final feliz para ela, que aparecesse alguém e a Imperatriz fosse feliz com ele, mas mais uma vez o Aguinaldo foi justo e correto, na falsa morte do homem de preto ela passou semanas declarando que jamais amaria outro homem, que jamais esqueceria o Zé que não poderia ser feliz sem ele... Enfim, que sentido teria agora na morte verdadeira ela aparecer nos braços de outro?
Por fim, ela mostrou a superioridade de sempre, a mulher forte que é: chamou todas as mulheres da vida do Zé pra irem ao monte e todas inclui a Isis (por mais que eu a deteste). Por que sim gente, ela fez parte da vida dele, nós (malfreds) querendo ou não e não seria justo ela ficar de fora dessa despedida...
Quem diria que o João Lucas, aquele rebelde que se sentia preterido no início da novela se tornaria o novo todo poderoso da “Império”. O amadurecimento do personagem foi incrível!
Foi um final sem finais felizes, apesar de algumas cenas dos núcleos secundários jogadas no meio das emoções do núcleo principal pouco se mostrou de felicidade, para mim, foi um dos melhores finais, mostrou talvez uma realidade que as outras novelas não apresentam: a vida das pessoas simplesmente continuou, sem necessidade de escancarar um final feliz para cada personagem!
Bom, eu gostei.

PS: No fundo, acho que a morte do comendador foi um meio que o Aguinaldo achou de não sair de cima do muro e escolher entre Malfred e Alfredisis... E acabou acertando em cheio!
                PS 2: Quase esqueci da atuação sensacional do Othon Bastos, que ator meus amigos... Que ator!!! Qualquer coisa que eu escreva aqui não passa perto de descrever o talento desse homem!
                PS 3: O Aguinaldo na fila do autografo eu ainda to rindo muito!!!

                PS 4: Sim o comendador na janela era um fantasma, ele declarou que queria suas cinzas jogadas no monte para que ficasse vagando na terra... E foi isso que aconteceu!

PS 5: O que a Isis faz na foto da família? Não sei... Mas ok, ela se intrometeu na vida deles a novela toda, por que seria diferente no final?

Lembrando que essa é só a opinião de um mero e mortal telespectador! 







Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

6 comentários:

  1. Até agora eu não tinha gostado do final, após ler em que "a vida das pessoas simplesmente continuou" eu tive que concordar que não foi um final ruim. Só faltou mostrar a Daniele perdendo a guarda da filha ou algo assim. Mas dada a importância que ela nunca teve, o melhor mesmo foi não aparecer.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, serviu como alento e para me fazer ver o final atraves de outra perspectiva e nao ficar tao chateada.

    ResponderExcluir
  3. vc foi perfeito em seus comentários Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Vc tem algum problema com a Isis?Ela não se meteu na vida de Zé,Zé a amava.Ela está na foto vc sabe porque.
    Jamais esquecei e mais um bocado de gente,o amor de Zé e Isis,limpo,cristalino,sem traição.Marta só o sacaneou.Traiu ele demais.Morrer sem ouvir da boca do Zé"Eu te amo"...........adorei!
    Tenho dito!

    ResponderExcluir
  5. Novela é novela. Não acredito que tenha que sair do contexto de forma tão trágica. Nós telespectadores ansiamos por finais felizes, simples assim....
    O cabra imortal, virou vilão a ponto de merecer a morte porque teve amores proibidos? Foram amores sinceros. Se isso fosse justificativa, a Marta que no fim foi se redimindo, sempre foi ambiciosa ao ponto de incutir na mente do filho mais velho lutar a qualquer custo pela herança do trono da império. ( Fato que deu no que deu). O castigo da Marta foi descobrir tarde de mais seu amor pelo marido. Ela merecia um novo amor sim, com certeza e José Alfredo merecia viver com a Isis já que se estragou um possível contínuo grande amor com Eliane, mãe da Cristina. Assim como tudo se resolveu na vida de Cláudio e a ex-mulher sem choques e infelicidades. Assim também
    podiam terminar todos juntos e o José Pedro que iria ser pai deveria se arrepender das maldades a partir dessa notícia.
    Não gostei do final. Tem muitas pessoas deprimidas de verdade pelo fim trágico de Império. Mulheres grávidas, Idosos solitários que convivem com os personagens 6 vezes por semana em seus lares... Jovens sonhadoras que se vêem no lugar de Isis e muitos cabras machos que se viram no personagem do comendador José Alfredo.
    Enfim..... Não gostei do final, assim como mais de 90% dos telespectadores.
    Para amenizar o mal estar que ficou, pedimos ao Aguinaldo a ter piedade de nós e fazer algo inédito e inesquecívelmente sensato e de grande bem a todos nós.
    Agnaldo visto que tens 2 finais escritos, pedimos que nos conceda dessa grande alegria de ver um final feliz nessa novela.
    Ou seja; não mate nosso herói. Nosso comendador... Pois ele é um cabra imortal.

    ResponderExcluir