terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fixação - Capítulo 22


Cena 1/ Mansão Bertolin/ Sala de jantar/ Interno/ Dia
TIAGO: E então, Alexandre? Qual é o conteúdo da correspondência? Você disse que iria nos contar.
ALEXANDRE: É um recado da mamãe, perguntando como estão as coisas aqui em Dourados.
MARTA: Faz um tempo que não vejo a Maura. Ela continua morando na Alemanha?
ALEXANDRE: Sim. Eu contei para ela que viria para cá antes de eu sair de São Paulo.
TIAGO: Que bom que dona Maura resolveu entrar em contato.
ALEXANDRE: Bom, eu vou subir.
MARTA: Como assim você vai subir? Ainda está na metade do almoço.
ALEXANDRE: Dona Marta, eu fiquei muito emocionado em saber que a minha mãe resolveu entrar em contato comigo. E essa emoção me fez perder o apetite. Com licença.
(Alexandre sai)
MARTA (para si): Emoção? Sei.

Cena 2/ Casa de Lucrécio/ Sala/ Interno/ Dia
LUCRÉCIO: Fotos? Que fotos são essas?
RAIMUNDA: Lucrécio, eu vou te contar essa história porque você é meu namorado e eu confio em você. A Amanda e o Alexandre têm um caso. Eles estão traindo o Tiago.
LUCRÉCIO: Meu Deus. Isso é muito sério.
RAIMUNDA: E essas fotos mostram os dois aos beijos.
LUCRÉCIO: Mas o que Solano fazia com essas imagens?
RAIMUNDA: Eu fiz essa mesma pergunta a ele e ele me respondeu que estava fazendo um favor que a Luana havia pedido.
LUCRÉCIO: A Luana?
RAIMUNDA: Isso. Ela sabe do caso da Amanda e do Alexandre. Parece que foi a própria Amanda que contou a ela e pediu que ela guardasse essas fotos em um lugar seguro.
LUCRÉCIO: No caso, na sua casa?
RAIMUNDA: Sim. Mas eu não quero essas imagens na minha casa. Eu não quero me meter nessa história e a Luana deveria fazer o mesmo: ficar o máximo de distância desses conflitos entre os patrões.

Cena 3/ Escola/ Pátio/ Interno/ Dia
(Vitor passa apressadamente pelo pátio e Luiza o interrompe, fazendo-o parar de caminhar)
LUIZA: Oi
VITOR: O que você quer?
LUIZA: Nossa. Isso é jeito de me tratar? Eu acho que a gente poderia conversar um pouco mais sobre o nosso relacionamento, sobre o que aconteceu ontem.
VITOR: Luiza, eu não estou com tempo para romantismo. Eu acabei de saber que minha mãe foi internada em uma clínica de tratamento para depressivos.
LUIZA: Que horrível.
VITOR: Pois é. Agora, com licença, que eu tenho mais o que fazer.
(Vitor sai)
LUIZA: Vitor. Volta aqui, Vitor. Que estranho. Porque ele me tratou assim?

Cena 4/ Mansão Bertolin/ Sala de estar/ Interno/Tarde
(Amanda entra. Tiago recebe a noiva com um beijo)
TIAGO: Meu amor. Que bom ver você aqui. Porque não passou aqui durante o almoço?
AMANDA: A Vera foi internada em uma clínica, Tiago.
TIAGO: Internada? Ela piorou da depressão?
AMANDA: Sim. Eu descobri que ela não estava tomando os remédios receitados pelo médico e, depois disso, ela começou a tentar se matar de diversas maneiras. A única alternativa a se fazer foi interná-la.
TIAGO: Que triste. Eu não sei nem o que dizer, meu amor.
AMANDA: Não fala nada. Só me conforta.
(Amanda e Tiago se abraçam. Alexandre desce as escadas e interrompe o abraço do casal)
ALEXANDRE: Com licença. Amanda, será que eu poderia falar com você?
AMANDA: Algo em especial para falar comigo?
ALEXANDRE: Muito importante. O casamento se aproxima e eu preciso dar uma arrumada naquelas coisas em que uma opinião feminina é essencial.
TIAGO: Vai falar com ele, Amanda.
AMANDA: Com licença.
(Alexandre sobe a escada. Amanda o acompanha)

Cena 5/ Escola/ Sala de aula/ Interno/ Tarde
LUIZA: Felipe, você viu o Vitor?
FELIPE: Ele acabou de sair da sala. Acho que aproveitou o intervalo de uma aula para outra para beber água ou ir ao banheiro. Aconteceu alguma coisa?
LUIZA: Eu fui falar com ele há um tempinho atrás e ele foi tão grosso comigo.
FELIPE: Grosso? Mas vocês não transaram ontem? Não há motivos para ele ser rude contigo.
LUIZA: O que eu sei que a mãe dele foi internada em uma clínica especializada para tratar pacientes com depressão. Mas, ele não aceitou o meu apoio.
FELIPE: Ou seja, ele te destratou.
LUIZA: Sim. Mas essa aula que vem agora é a última. Quando ela acabar, eu irei falar com o Vitor. Quero saber o porquê de ele ter me tratado com tanta ira na hora do recreio.

Cena 6/ Mansão Bertolin/ Quarto de Alexandre/ Interno/ Tarde
(Alexandre e Amanda entram)
AMANDA: O que você quer falar comigo? Veio insistir em mais um relacionamento entre a gente? Alexandre, eu deixei bem claro que se você continuar me rondando, eu destruo a amizade que existe entre você e o Tiago.
ALEXANDRE: Cala a boca, por favor.
(Alexandre pega o envelope com as fotos e entrega-o para Amanda)
AMANDA: O que é isso? Que envelope é esse?
ALEXANDRE: Abra.
(Amanda abre e vê as fotos que mostram ela e Alexandre se beijando no cais)
AMANDA: Essas fotos. Como elas chegaram até você. Quem as tirou?
ALEXANDRE: Eu não sei. Eu as recebi dentro desse envelope em forma de encomenda e não havia remetente. Isso faz parte do seu plano de me ameaçar? Além de me chantagear com aquela gravação editada, você quer me pressionar com essas fotos também?
AMANDA: Não. Eu não sabia da existência dessas fotos. Alexandre, você sabe o que isso significa?
ALEXANDRE: Alguém viu a gente se beijando e tirou fotos.
AMANDA: Quem? Quem fez isso?

Cena 7/ Mansão Bertolin/ Escritório/ Interno/ Tarde
(Caio está tomando um gole de uísque. Celso entra)
CELSO: Chamou?
CAIO: Já deixou a Lara na pousada?
CELSO: Sim. Acabei de chegar.
CAIO: Eu preciso falar com você sobre essa menina, a Lara.
CELSO: A minha namorada.
CAIO: Não. Celso, essa menina pode ser o que for, menos a sua namorada.
CELSO: Por que está falando isso?
CAIO: Eu vou ser sincero, Celso. Eu não gostei dessa garota. Eu reparei no comportamento dela diante nossa família durante o almoço. Está mais do que na cara que essa Lara é uma golpista interesseira que está de olho no nosso dinheiro.
CELSO: Não seja ridículo, pai. A Lara é o contrário de tudo isso. Ela é pura, correta, justa, honesta. Se ela está comigo, é porque ela me ama.
CAIO: Não seja ingênuo, Celso.
CELSO: E o senhor não seja hipócrita. O senhor mal conhece a Lara. Esse almoço até agora foi o único momento de convivência que o senhor teve com ela. Como pode julgá-la dessa maneira? O senhor não tem esse direito.
CAIO: Eu sei o que estou falando. A Lara não é mulher para você, meu filho.
CELSO: Chega. Eu pensei que o senhor seria o primeiro a me apoiar quando eu trouxesse uma mulher que eu realmente amo para dentro dessa casa, para o senhor conhecer, mas eu me enganei. Eu me enganei completamente. Nunca ouvi tanta mesquinharia, tanto preconceito e tanta bobagem ao mesmo tempo. Eu amo a Lara e a condição social é o que menos importa na nossa relação. O que vale são os nossos sentimentos e eu sei que ela me ama. Eu sinto muito, mas eu não vou terminar com a Lara porque o senhor quer. Com licença.
(Celso sai)

Cena 8/ Supermercado/ Interno/ Tarde
(Solano entra. Vivian, com um celular ao ouvido, sai atrás de uma árvore)
VIVIAN: Ele acabou de entrar no supermercado.
MARTA (do outro lado na linha): Ótimo. Entre também. E não se esqueça de fazer o que combinamos. Insinue-se para o rapaz.
VIVIAN: Sim senhora.
MARTA: Vivian, tenha atenção...
(Vivian desliga o telefone na cara de Marta, sem querer. Vivian entra no supermercado. Ela vê Solano em uma fileira e fica ao lado do rapaz)
VIVIAN: Você de novo?
SOLANO: De novo? Ah sim, eu me lembrei. Você trabalha na mansão em que a Luana trabalha.
VIVIAN: Isso mesmo. Ainda não esqueci a cara de cachorro acuado que você fez quando me viu no jardim. Estava com medo de alguém te ver na mansão, não é?
SOLANO: Sinceramente, sim. Eu tive que burlar a entrada para falar com a Luana e sei como a patroa dela é enfezada.
VIVIAN: O que você pretendia falar com ela, exatamente?
SOLANO: Assunto de família.
VIVIAN: Ah sim. Desculpe minha intromissão. Eu nunca sei quando parar de falar.
(Vivian sorri e Solano disfarça um sorriso. Vivian pega um sabonete e o deixa cair no chão)
SOLANO: Seu sabonete caiu.
VIVIAN: Eu reparei. Seja um cavalheiro. Pegue-o para mim.
SOLANO: Você não é nenhuma aleijada. Pegue você. Com licença.
(Solano sai)
VIVIAN (para si): Que grosso. Vai ser difícil conquistar esse homem.

Cena 9/ Mansão Bertolin/ Quarto de Alexandre/ Interno/ Tarde
(Alexandre está deitado. Luana entra)
LUANA: Com licença.
ALEXANDRE (levantando-se): O que você está fazendo aqui? Vai embora do meu quarto, sua bandida.
LUANA: Para de me xingar. Mal agradecido. Eu reparei que você comeu pouco durante o almoço e resolvi trazer umas sobras da comida para você comer.
ALEXANDRE: Fala a verdade. O que está envenenado aí? O arroz ou o feijão?
LUANA: Nenhum dos dois. Afinal, quem precisa de veneno quando se recebe uma encomenda como a que você recebeu, não é mesmo?
ALEXANDRE: Você. Claro. Você sabia que eu ia me encontrar com a Amanda no cais e decidiu tirar as fotos.
LUANA: Olha, eu não sei do que você está falando. Não sei que fotos são essas. Mas, pelo visto, elas devem ser bem impactantes, haja vista a cara de surpreso que você ficou.
(Luana dá um sorriso, deixa a bandeja em cima da cama e sai)

Cena 10/ Escola/ Portaria/ Interno/ Tarde
VITOR: Eu estou indo visitar minha mãe.
CÍNTIA: Está certo. Diga a ela que eu estou torcendo pelas melhoras dela.
VITOR: Direi sim.
(Vitor e Cíntia se beijam. Ao fundo, aparecem Felipe e Luiza caminhando juntos)
LUIZA: Bom, agora eu vou tentar procurar pelo Vitor na escola. A gente precisa conversar sobre o que ocorreu ontem a noite, além de eu consolá-lo pelo fato da mãe dele ter sido internada.
FELIPE: Só espero que ele não te destrate novamente.
LUIZA: Você o viu por aí?
FELIPE: Ainda não. Eu acho que...
(Felipe vê Vitor e Cíntia se beijando)
FELIPE: EU acho melhor você falar com ele só amanhã ou então em outro horário.
LUIZA: Nada disso. Mas porque você mudou de opinião tão repentinamente? Agora a pouco, você estava me dando força para conversar com ele agora. O que...
(Luiza vê Cíntia e Vitor aos beijos)
LUIZA: O que é aquilo, Felipe?
FELIPE: Calma Luiza.
LUIZA: A Cíntia e o Vitor se beijando?
(Luiza se aproxima do casal. Felipe vai atrás)
LUIZA: Alguém pode me explicar o que significa isso?
(Vitor e Cíntia olham para Luiza, que está furiosa e com os olhos marejados)

Cena 11/ Mansão Bertolin/ Quartinho de Luana/ Interno/ Tarde
(Luana está penteando os cabelos em frente ao espelho. Alguém bate na porta.)
LUANA (baixinho e para si): Só espero que não seja aquela velha maldita da dona Marta.
(Luana atende)
LUANA: Tiago e dona Amanda? Eu não esperava vê-los aqui no meu quartinho.
AMANDA: A gente veio te fazer um convite, Luana.
LUANA: Convite? Que convite?
TIAGO: Nós queremos te convidar para o nosso casamento.
LUANA: Ah Tiago, não se preocupe. A dona Marta já veio me falar sobre o casamento de vocês. Eu fui contratada por ela para trabalhar como garçonete durante a cerimônia.
AMANDA: Você não entendeu, Luana.
LUANA: Como assim?
TIAGO: Luana, a gente não te quer como garçonete. A gente quer ver você como convidada, assistindo o casamento como uma convidada.
LUANA: Convidada?
TIAGO: Isso. Você aceita o nosso convite?
(Congela em Luana. Toca Young and Beautiful – Lana Del Rey)
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