sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Fixação - Capítulo 35
Cena 1/ Mansão Bertolin/ Quartinho de Luana/ Interno/ Dia
VIVIAN: Assassina.
LUANA: Calma, Vivian. Eu posso explicar.
VIVIAN: Eu ouvi tudo, Luana. Ouvi você debochando dessa família. Você realmente não vale nada. A dona Marta sempre esteve certa sobre o seu caráter. E ainda foi capaz de matar a Amanda para pôr um golpe em prática. Desgraçada. Pilantra vagabunda.
LUANA: Em vez de me criticar, você deveria ficar do meu lado. Mas você é burra o bastante para isso. Tão burra que não consegue se enxergar e perceber que a dona Marta te explora, trata você como um capacho.
VIVIAN: Eu sou fiel a dona Marta, Luana. E a partir de agora, serei mais leal a ela do que nunca, porque eu não vou deixar você desgraçar a vida dessa família e depois aplicar um golpe nela. Não vou. Eu convivo com os Bertolin desde pequena. Não posso deixar que uma piranha como você destrua tudo o que essa família já construiu.
LUANA: Não, Vivian, tenha piedade. Não conte para a família Bertolin que eu matei a Amanda e que eu pretendo aplicar um golpe. Não faça isso.
VIVIAN: Não vou ficar calada, Luana. Vou contar tudo e aí, você vai pagar pelo assassinato que cometeu, demônia.
LUANA: Não faça isso, Vivian. Você não tem o direito de se intrometer nos meus planos dessa maneira. Não conte nada.Você não sabe o que eu passei para chegar até aqui. Eu nasci e cresci em uma família pobre e, durante o meu desenvolvimento, sempre aprendi que passar a perna nos outros é o jeito mais fácil de garantir o meu sustento. Quando conheci os Bertolin, vi que seria a melhor maneira de eu me garantir na vida. Só não contava com a presença da Amanda e, naquela noite, não sei o que deu em mim. Eu não quis matá-la, foi um ato impulsivo que eu tive. Quando eu caí em mim, tudo já estava feito. Se você contar isso para essa família, você irá me destruir.
VIVIAN: Isso é o mínimo que você merece depois de fazer o que fez. Sem falar, que eu não seria tão apática em relação a um assunto tão grave como esse. Eu gosto demais da família Bertolin para vê-la sofrer por causa do teu mau caráter. Eu não vou compactuar com o teu show de maldade, Luana.
LUANA: Eu juro que saio da vida da família Bertolin e sumo de Dourados para sempre, mas não conte nada para eles. Não quero que a família Bertolin saiba do que eu fiz comigo ainda presente nessa casa. Eu prefiro ir embora, aí depois você decide o que fazer com essa revelação.
VIVIAN: Você está falando sério?
LUANA: Sim, eu juro. Eu sumo dessa cidade e da vida dos Bertolin para sempre, mas não conte para eles o que eu fiz enquanto eu estiver aqui. Só te peço um prazo de dois dias para organizar a minha saída. Dê essa chance para mim, Vivian. Você não pode me negar essa chance.
VIVIAN: Eu não te negarei. Durante esses dois dias, eu não comentarei nada sobre o assassinato que você cometeu, mas passado esse prazo, com ou sem você aqui, eu contarei tudo.
LUANA: Pode ter certeza que depois desses dois dias, eu não estarei mais aqui. Eu juro. E obrigada pela chance.
VIVIAN: Só espero que você cumpra o que está me prometendo.
LUANA: Eu irei cumprir, caso você também cumpra o que está me prometendo
(Vivian sai)
Cena 2/ Mansão Bertolin/ Escritório/ Interno/ Dia
(Estão Caio, Celso e Marta.)
CAIO: Ainda não entendi por que nos tirou da mesa e nos trouxe para cá.
MARTA: Celso, você tem certeza que fez a coisa certa em deixar a Lara e a Ludmila a sós na sala de jantar?
CELSO: Eu poderia trazer a Lara para participar da nossa conversa, mas, no mínimo, isso seria muito constrangedor para vocês.
CAIO: Fale logo o que quer falar, Celso, e nos deixe voltar para o almoço.
CELSO: Não se preocupe, pai. Serei breve. O que vocês estão pretendendo ao trazer a Ludmila de volta para o nosso convívio? Querem me separar da Lara, é isso?
CAIO: Filho, sinceramente, eu não consigo entender porque você resolveu em se envolver com essa garota, a Lara.
CELSO: Eu a amo. Será que é tão difícil vocês aceitarem isso? E tem outra coisa: porque essa cisma com a Lara? Ela é uma moça educada, bondosa, inteligente, humilde, simples...
MARTA: Ou seja, pré-requisitos que uma interesseira carrega para tentar encantar o seu alvo.
CELSO: Deixe de ser ridícula. A senhora mesmo já disse que simpatizou com a Lara. Não sei por que resolveu compactuar com essa idéia do papai. A Lara não é interesseira coisa nenhuma. Pelo contrário, ela é tudo aquilo que eu procurei em uma mulher. Tudo aquilo que eu nunca vi em vocês.
(Celso sai)
Cena 3/ Mansão Bertolin/ Sala de jantar/ Interno/ Dia
LUDMILA: Está gostando do almoço?
(Lara não responde a pergunta de Ludmila)
LUDMILA: Por que está me ignorando? Não precisa ficar me tratando assim, só porque eu já namorei o Celso. Isso só mostra o quão imatura você é.
LARA: Eu não sou imatura, Ludmila. Eu só trato as pessoas da maneira que elas devem ser tratadas. Sinto muito se você se chateou com meu comportamento, mas nunca simpatizei com mulheres vulgares.
LUDMILA: Isso foi uma indireta?
LARA: Se a carapuça serviu.
LUDMILA: Quem você pensa que é para me chamar de vulgar, hein?
LARA: Sou Lara Vieira e acho que você não deveria ficar tão irritada por causa disso. Afinal, quem faz o que você fez com o Celso na época em que vocês namoravam, o mínimo que pode ser chamada é de vulgar. Até me achei bastante educada.
(Celso entra)
CELSO: Desculpe a demora, amor.
(Celso beija Lara. Ludmila vê a cena e não esboça nenhuma reação)
LUDMILA: Celso, sua namorada é encantadora.
CELSO: Eu sei mais disso do que ninguém. Aliás, Ludmila, eu acho que você já percebeu o quanto ela é diferente de você. Acho que isso me faz amá-la ainda mais.
(Celso beija Lara novamente. Marta e Caio entram e sentam-se)
Cena 4/ Sorveteria/ Interno/ Dia
FELIPE: Dá uma chance para o amor, Luiza.
LUIZA: Felipe, você é tão especial para mim. Eu já disse mais de mil vezes que se eu escolhesse em me apaixonar por alguém, eu queria gostar de você, mas tenho medo que um relacionamento possa afetar negativamente a nossa cumplicidade, a nossa amizade.
FELIPE: Garanto que isso não acontecerá. Eu nunca irei te machucar, Luiza. Nunca. Confia em mim. Eu quero o melhor para você e para essa criança que você está esperando. Podemos passar por esse problema juntos, um dando apoio para o outro. Eu quero ser o seu namorado, eu quero ser o pai desse bebê, eu quero te amar. Isso pode parecer até obsessivo, mas é amor, amor verdadeiro, o amor que eu quero te dar.
LUIZA: Assim, eu fico até derretida, sem escolhas.
FELIPE: Isso é um sim?
LUIZA: Isso é um “eu vou te dar uma chance”
(Luiza sorri e beija Felipe)
LUIZA: Obrigada por existir na minha vida, Felipe.
FELIPE: Obrigado por você estar na minha vida, Luiza. Eu nunca vou te abandonar. Eu te amo. Amo muito.
(O casal se beija.)
Cena 5/ Paisagens de Dourados/ Noite
(Toca Ships – Umbrellas)
Cena 6/ Pousada/ Quarto de Lara/ Interno/ Noite
CELSO: Você não gostou de almoçar lá em casa, não é?
LARA: Com a Ludmila sentada na minha frente e jogando piadinhas? Não.
CELSO: Mas você sempre respondia à altura.
LARA: Para me defender, Celso. Aquela menina não vai deixar a gente em paz e agora que seus pais estão a protegendo, as coisas irão ficar bem piores. Seus pais não gostam de mim. Eles desaprovam o nosso relacionamento.
CELSO: Eu sei disso e nem sei por que. Eu pensava que minha mãe simpatizava com você, mas até nisso, eu me enganei.
LARA: Celso, não pense que isso é uma desistência, mas eu não tenho sangue de barata para agüentar a Ludmila e a sua família indo contra a nossa relação. Eu vou voltar para São Paulo amanhã.
CELSO: Mas ainda falta uma semana para sua licença acabar.
LARA: Eu sei, mas eu não vou ficar aqui com seus pais me observando com cara de desgosto e a Ludmila debochando do fato de eu ser sua namorada. Estou decidida.
CELSO: Então, eu irei com você. Eu te falei que quando você fosse embora, eu iria junto. Mas confesso que gostaria de ficar mais um pouco. Pelo menos, para entender por que meus pais colocaram a Ludmila entre nós e por que eles não aprovam nosso relacionamento. Espera tua licença acabar e a gente vai para Sampa, certo? Uma semana é tempo suficiente para eu encontrar a resposta desses questionamentos.
LARA: Tudo bem. Eu ficarei até o fim da licença.
(Celso e Lara se beijam)
Cena 7/ Mansão Bertolin/ Quarto de Marta e Caio/ Interno/ Noite
(Marta está sozinha, deitada na cama. Ludmila entra)
LUDMILA: Será que podemos conversar, Marta?
MARTA: Isso é jeito de entrar no meu quarto, garota? Eu sei que você é super esperta na hora de conquistar rapazes e levá-los para cama, mas você não aprendeu a bater na porta dos quartos alheios no bordel onde você trabalhava nos EUA? Afinal, quanta decadência, hein? Sair de Dourados para virar prostituta nos Estados Unidos? Coisa triste, digna de pena.
LUDMILA: Eu não quero a sua pena. Eu quero uma explicação. Quando você me ligou pedindo para voltar para Dourados e reconquistar o Celso, você não comentou que ele já estava namorando. Por quê?
MARTA: Desde quando uma garota é problema para você, Ludmila? Sei que na época em que você namorava o meu filho, nem os homens casados você perdoou. Você levou todos eles para a cama. Agora vai fazer confusão por causa de uma menina sem sal como a Lara?
LUDMILA: Caso o Celso estivesse solteiro, as coisas seriam mais fáceis.
MARTA: Saiba que eu não contei que meu filho já estava namorando, para te convencer ainda mais a vir para cá. Afinal, você podia dar para trás por causa disso. E não fique reclamando, porque você está sendo muito bem paga para reconquistar o Celso. E uma ótima quantia, diga-se de passagem. Agora, saia do meu quarto e só apareça aqui novamente depois de uma autorização minha. Fora daqui.
(Ludmila sai)
Cena 8/ Sorveteria/ Interno/ Noite
(Vitor e Cíntia estão conversando e sentados cara a cara)
CÍNTIA: A Luiza já voltou a falar com você sobre a gravidez?
VITOR: Nunca mais.
CÍNTIA: Essa gravidez é mentira dela, meu amor. Se fosse verdade, ela não te deixaria em paz em nenhum segundo.
VITOR: Bom, eu não quero mais falar sobre isso. Quero esquecer a Luiza e as mentiras dela.
CÍNTIA: Isso mesmo.
(Cíntia beija Vitor)
CÍNTIA: Ah, sim, tenho uma coisa para te contar. Eu fique sabendo de um concurso de bolsa para a Universidade de Oxford aberto para jovens de outros países e eu nos inscrevi.
VITOR: Jura?
CÍNTIA: Juro. E se nós ganharmos, iremos passar um ano estudando na universidade.
VITOR: Que máximo. Obrigado por me inscrever, Cíntia. Obrigado mesmo.
(O casal se beija)
Cena 9/ Motel/ Sala do dono/ Interno/ Noite
(Lucrécio entra)
SÁVIO: Você de novo aqui?
LUCRÉCIO: Sim.
SÁVIO: Eu lembro muito bem da sua ultima vez no meu motel. Veio aqui dizer que eu havia ligado para você, pedindo ajuda para reorganizar as minhas contas.
LUCRÉCIO: Na verdade, foi uma mulher que me ligou dizendo que era dona desse motel.
SÁVIO: Mas aqui não há dona, e sim dono, que sou eu.
LUCRÉCIO: Eu sei, doutor Sávio. E eu acho que acabei caindo em uma armação.
SÁVIO: Armação?
LUCRÉCIO: Isso mesmo. Coincidentemente ou não, minha namorada, que estava jantando ontem á noite nesse restaurante da frente, me viu entrando no seu motel e pensou que eu vim encontrar uma amante. Eu preciso que o senhor diga a ela que ela está enganada e que eu estou falando a verdade. Você faria isso para salvar o meu namoro?
Cena 10/ Mansão Bertolin/ Quarto de Tiago/ Interno/ Noite
(Marta entra)
MARTA: Tiago.
TIAGO: Oi mãe. Não esperava que a senhora aparecesse no meu quarto depois do que aconteceu.
MARTA: Também não esperava que eu fosse fazer isso, mas estou aqui. Vim saber como você está.
TIAGO: Estou bem, obrigado.
MARTA: Tiago, estou preocupado com você. Depois da morte da Amanda, voe não tem mais vontade de fazer nada. E o que mais me dói é ver você sendo manipulado pela Luana.
TIAGO: Ninguém está me manipulando, mãe. A sua cisma com a Luana é que já passou de todos os limites.
MARTA: Cisma? Filho, a Luana não presta. Ela quer aplicar um golpe na nossa família e está usando você como porta de entrada. Eu descobri isso faz pouco tempo e...
TIAGO: Descobriu como? Foi o Alexandre que te disse quando você foi visitá-lo?
MARTA: Como você sabe?
TIAGO: Não interessa, mãe. O que importa é que eu estou ainda mais magoado com a senhora, depois de saber que você foi visitar o Alexandre na cadeia, mesmo depois de tudo o que ele fez.
MARTA: Filho
TIAGO: Por favor, mãe, saia daqui.
MARTA: Eu ainda não fiz o que eu vim fazer.
TIAGO: E o que você veio fazer, então?
MARTA: Pedir desculpas por ter te chateado, mesmo sabendo que eu estava na razão de me comportar daquela maneira.
TIAGO: Pedir desculpas? Não é a mim que a senhora tem que pedir desculpas, mãe. É à Luana.
Cena 11/ Mansão Bertolin/ Quartinho de Luana/ Interno/ Noite
(Luana está ao telefone)
LUANA: A Vivian descobriu tudo. Ainda bem que eu pedi um tempo para ela.
...
LUANA: Descobriu que eu matei a Amanda e que eu pretendo dar um golpe nos Bertolin.
...
LUANA: O que eu vou fazer agora? Acho que você já poderia ter uma idéia, Solano.
...
LUANA: Matá-la. Eu irei matar a Vivian.
Cena 12/ Mansão Bertolin/ Quartinho de Vivian/ Interno/ Noite
(Vivian está dormindo. Luana entra no lugar, segurando um travesseiro. Ela empurra o travesseiro contra o rosto de Vivian, que começa a se debater na cama. Passa uns minutos e Vivian continua se debatendo, até que ela para. Luana tira o travesseiro do rosto de Vivian e se aproxima dela. Luana pega no pulso de Vivian)
LUANA (para si): Está morta. Vivian está morta.
(Congela em Luana, que está olhando fixamente para Vivian. Toca Spiritual – Katy Perry)
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